Adsense

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GOSTEI DA ATITUDE DA MINISTRA

Acabo de seguir a entrevista da Senhora Ministra da Educação, Drª Isabel Alçada, à RTP1.
Como primeira grande entrevista posso dizer que gostei. Sobretudo gostei da segurança e de uma pequena frase mas que diz muito. Não terão sido exactamente estas palavras mas o sentido foi este: não receio o trabalho que tenho pela frente porque eu sei fazer. E explicou porque sabia, falando da sua experiência enquanto docente e dos vários trabalhos que, directamente, a têm envolvido no Ministério (o último dos quais, no Plano Nacional de Leitura). Gostei, também, do facto de, elegantemente, ter-se distanciado da anterior Ministra e ter dito, abertamente, que tudo se consegue com diálogo e concertação com os parceiros sociais.
É evidente que é muito cedo para retirar conclusões mas tudo indica que estamos perante uma Ministra que sabe o que é a Escola, o que são os jovens, as famílias, enfim, a sociedade. Pareceu-me disposta a colocar tudo em causa, o Estatuto da Carreira Docente, a dignificação da classe, a exigência, o rigor, a redefinição dos objectivos por ano de aprendizagem, o acompanhamento do aluno para que a repetência de ano não seja a regra mas a excepção, a revisão do Estatuto do Aluno, enfim, em pouco mais de trinta minutos, a Ministra ofereceu uma imagem serena mas de grande convicção.
Não sei como serão os próximos tempos da sua gestão mas ficou-me, como primeira ideia, que alguma coisa irá mudar, se bem que o sistema educativo seja muito complexo e os últimos anos não tenham sido favoráveis. Estou expectante. Uma coisa é certa, enquanto por lá, neste momento, vemos uma Ministra segura, por aqui, numa Região Autónoma que muito poderia ter feito e muito poderia estar a fazer pela Educação, vemos a apatia, a desmobilização, a eternização dos problemas e uma total incapacidade para gerar um sistema que nos orgulhe enquanto madeirenses no palco da Educação Nacional.

2 comentários:

António Trancoso disse...

Caro André Escórcio

Também assisti à entrevista à nova titular da Educação.
Tenho alguma dificuldade em tirar conclusões baseando-me no conjunto de generalidades expostas, num discurso político que permite tudo e o seu contário.
No entanto, pior que a anterior equipa,deve ser difícil.
Menos optimista e mais reservado que o meu caro Amigo, aguardo os resultados das acções concretas.
No que se refere a esta Região,concordo plenamente consigo.
Um bom fim de semana para si.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Por isso mesmo referi que estou expectante. É muito cedo para avaliar posturas, concordo.
Um excelente fim de semana também para si.