Adsense

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A MUDANÇA DA CHAVE OU A CHAVE DA MUDANÇA

Esbocei um sorriso, quase dei uma gargalhada com aquela da mudança de chaves do edifício e, naturalmente, dos serviços, da Câmara Municipal de Santana. Diz o actual presidente que "não é falta de confiança em ninguém". Digo eu, pior a emenda que o soneto.
Ora bem, sejamos claros, quando se muda a chave seja lá do que for é porque a desconfiança existe. Constitui sempre um acto preventivo e pronunciador de uma dúvida que subsiste relativamente às pessoas mais próximas. Quando tudo é transparente é evidente que tal não faz qualquer sentido. O que aquela atitude significa é que o Dr. Rui Moisés, muito naturalmente, é conhecedor dos meandros da Câmara, não quis arriscar e, portanto, toca a mudar de chaveiro, não vá o diabo tecê-las. O problema é que o presidente eleito, alegadamente, sabe o que se passa, daí a sua atitude, todavia, o Povo, esse continua a desconhecer a verdade e, por isso, vota nos mesmos de sempre. Isto é que me parece politicamente intrigante, trinta e tal anos depois.
Mas a substituição do chaveiro geral pode ter uma outra leitura. Alguém, magoado com as mudanças operadas no funcionamento da Câmara, pode, eventualmente, ir "meter o nariz onde não é chamado" e trazer cá para para fora um ou outro documento comprometedor. E, por isso, aí está a prudência do presidente, que resolveu cortar pela raiz, trocou o chaveiro e o problema ficou solucionado!
Lembro-me de uma história passada numa importante instituição continental. Os funcionários não gostavam de quem presidia à instituição e, pela calada da noite, "limparam" dos arquivos dois ou três documentos que serviram de fio da meada à Polícia Judiciária para o desenvolvimento de um processo. Sei que tempos mais tarde, tais documentos valeram uns anos de prisão ao presidente dessa instituição. Conhecia-o muito bem e com ele tive várias reuniões. Pessoa simpática, agradável, mas...
De tudo isto, acho que o Dr. Rui Moisés foi prudente e preventivo mas a sua atitude deixa um rasto de dúvidas que, sinceramente, preferia, enquanto democrata, que não existissem. Em resumo, penso que SANTANA não precisa de mudar as chaves, precisa é de uma chave para mudar.

Sem comentários: