Adsense

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS FALSOS 100 ANOS DO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

Acabo de seguir um programa na SIC onde em destaque esteve a comemoração dos 100 anos do Comité Olímpico de Portugal. Foi considerado o atleta do centenário o notável Carlos Lopes, Campeão Olímpico da Maratona. Não me vou debruçar sobre a entrevista, obviamente, mas sobre o dito "centenário". E a pergunta é esta: como pode o Comité Olímpico de Portugal comemorar o centenário se, em 1962, comemorou o cinquentenário?
E a propósito deste monumental erro histórico, vale a pena ler o que nos diz o investigador Doutor Gustavo Pires:

"(...) O Comité Olímpico de Portugal (COP), no corrente ano de 2009, está a comemorar o grande equívoco que é a data do seu centésimo aniversário, na medida em que, hoje, está perfeitamente esclarecido que a data em questão não tem qualquer verdade histórica.
Contra a História
Em consequência, as comemorações, para além de se realizarem à revelia da história do desporto nacional, acabam por envolver o País, o Governo e o próprio Presidente da República num equívoco o que, bem vistas as coisas, nada dignifica o Movimento Olímpico Nacional. Mas mais, o COP já convidou para a efeméride o próprio Presidente do Comité Olímpico Internacional Jacques Rogge, pelo que acaba também por conferir um certo cunho internacional ao enorme equivoco que, desde os anos oitenta tem, relativamente a este assunto, caracterizado a liderança do COP.
Contra o Conhecimento
O que é facto é que, há muito que se sabe que a data da fundação do COP foi em 1912. Jornalistas como Sequeira Andrade, investigadores como Orlando Azinhais, João Marreiros ou Monge da Silva e até dirigentes desportivos como Carlos Cardoso Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, ele próprio também um investigador, bastas vezes já apresentaram provas concludentes que a data de 1909 é uma mistificação que faz da verdade histórica uma conveniência ao serviço de interesses que nada têm a ver com os da história do Movimento Olímpico".
Ler mais, aqui.

Sem comentários: